Núcleo Tessela | Clínica de Ortopedia Alameda Santos, 122 Cj.303 Jardim Paulista | São Paulo-SP Estacionamento com vallet: acesso pela Rua Leôncio de Carvalho, 99
Corrida: 4 lesões comuns nos joelhos
O aparecimento de lesões nos joelhos dos corredores é, muitas vezes, reflexo da falta de planejamento e de orientação, fato muito comum nesta modalidade esportiva.
Durante uma corrida, o impacto contínuo sobre as articulações é até três vezes maior que o peso da pessoa. Sem supervisão, as pessoas sobrecarregam suas articulações e estão mais suscetíveis a lesões.
Listamos 4 lesões muito comuns entre os corredores:
1- Condromalácea patelar:
É a alteração da cartilagem que reveste a patela por dentro, em contato com o fêmur. Pode ser classificada de grau 1 a grau 4, sendo que neste último a cartilagem está desgastada e o osso fica totalmente desprotegido, sendo mais comum nas mulheres. Para evitar o problema, faça a evolução progressiva dos treinos e nunca corra se estiver com dor. Cuidado se você apresenta pronação acentuada dos pés (pés para dentro).
2- Tendinite patelar:
É a inflamação de um tendão da patela, resultado de movimentos repetitivos, excesso de treinos ou falta de alongamento. Erros posturais também podem contribuir com o surgimento do problema. Atenção se você sente dor na região após a corrida.
3- Síndrome iliotibial:
É popularmente conhecida como dor na lateral do joelho, causada pela inflamação do tecido conectivo entre a área que se estende do quadril às proximidades do joelho e a região do fêmur. Provoca um incômodo ao pisar. Para evitar, é preciso fortalecer os abdutores do quadril, fazer alongamento e planejar com cuidado o volume dos treinos. Cuidado com o desalinhamento nos joelhos, nos tornozelos ou entre passadas.
4- Tendinite da “Pata de ganso”:
É a inflamação do conjunto dos três tendões da tíbia proximal (sartório, grácil e semitendinoso), por serem hipersolicitados perante um excesso de treino.
Lembre-se: o esporte traz benefícios à saúde quando praticado de forma cuidadosa e consciente. Se você sentir dores ou incômodos durante ou após a corrida, procure um ortopedista especialista em joelhos para fazer uma avaliação e diagnóstico.


