top of page

O papel do paciente em sua própria recuperação

 

O período de reabilitação compreende um conjunto de procedimentos que tem por objetivo restabelecer as funções dos membros acometidos por fraturas e lesões ortopédicas, permitindo a retomada dos papéis daquele paciente na família e na sociedade, bem como de sua autonomia, liberdade e satisfação. Mais que tecnologia, envolve estratégias de ações cotidianas, dentro das possibilidades de cada um.

 

Existe um ganho muito grande na recuperação quando há uma boa relação estabelecida entre o paciente, seus familiares e a equipe médica e terapêutica.

O médico, além de preocupar-se com a queixa física, deve levar em conta as expectativas e as emoções do paciente, fatores muito importantes para o sucesso do tratamento. Também deve ouvir, compreender e auxiliar nas dificuldades do dia-a-dia encontradas por esse paciente e sua família, e lhe dar suporte, a fim de favorecer o êxito da reabilitação.

O paciente precisa se sentir compreendido frente às dificuldades envolvidos na reabilitação. Sentir-se aceito diante de sua condição possibilita maior adesão ao tratamento.

No Núcleo Tessela, buscamos adotar uma atitude empática e de acolhimento, prestando um atendimento que considera a singularidade e a história de cada pessoa, na prática de um cuidado humanizado. Essa atenção permite a confiança e participação dos pacientes em seu próprio processo de reabilitação, para recuperação dos seus movimentos.

 

Cuidar faz parte do tratamento.

bottom of page