top of page

Sentir dor não é normal

Você costuma sentir dor nas costas com frequência? Ou então sente dores nas articulações sem motivo aparente? Saiba que isso não deve ser visto como normal.

 

A IASP (Associação Internacional para o Estudo da Dor) define dor como uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano tecidual real ou potencial.

 

A dor aguda (mais repentina e pontual) é a forma que nosso corpo usa para nos sinalizar que algo está fora do equilíbrio e precisa de atenção imediata – estiramento de ligamentos, luxação de articulações ou inflamação de tendões podem provocar este tipo de dor.

 

A dor crônica (mais persistente, podendo ser contínua ou intermitente), por sua vez, persiste além do ponto esperado para que a cura acontecesse, sendo sinal de algum problema no sistema nervoso central, ou de que a doença inicial não foi curada. Dor lombar, artrite e danos nos nervos podem causar tensão muscular e dificuldade de movimentação, afetando inclusive o estado emocional das pessoas. Dor crônica nem sempre tem uma causa física óbvia.

 

É importante observar a frequência e a intensidade da dor. A percepção da dor tem relação com mecanismos complexos do sistema nervoso, tanto físicos quanto emocionais.

bottom of page